Inktober: saiba o que é e descubra como participar!

Feito, não perfeito: como terminar o que começou

5 dicas simples para organizar seu dia e realizar projetos

LARP: saiba o que é e o que fazer para jogar

LARP nada mais é que uma eficiente forma de fugir da rotina e explorar mundos e histórias criadas por outras pessoas – e até mesmo por você. Se você está interessado em LARPs e no que fazer para jogar, chegou ao lugar certo! Em seguida, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de jogo e como você faz para participar de um:

LARP

runas e varinha

Foto de Pedro Xavier.

O Live Action Role-Playing, ou jogo de interpretação ao vivo, é uma das formas de se jogar RPG (role-playing game). A diferença é que, no LARP, se utiliza um cenário real, vestimentas condizentes com a temática e total interpretação dos personagens por todos os participantes.

Todos os jogadores devem criar a história do seu personagem e concluir objetivos dentro de um cenário fictício (representado em algum lugar do mundo real) enquanto interagem com outros jogadores caracterizados e histórias diversas. O resultado dessas ações dá segmento ao jogo e resulta em conflitos que serão mediados de acordo com as regras ou consenso ente os jogadores. Os Mestres, organizadores do evento, são quem decidem as regras e desenvolvem o universo fictício.

LARP é jogado desde da década de 70 e desde então tem conquistado adeptos ao redor do mundo. Há muitas formas de jogar, pois o jogo pode ser adaptado para qualquer universo e focado em diferentes objetivos.

Os gêneros fictícios utilizados variam muito entre contextos modernos, históricos, fantásticos ou futuristas. Os custos podem ser mínimos e oscilam de acordo com os locais e vestimentas utilizadas, bem como decoração do local. O LARP pode variar de pequenas reuniões privadas a grandes eventos públicos, com vários jogadores e durando mais de um dia.

Normalmente não há audiência e o LARP pode ser um único evento ou uma série de eventos com as mesmas configurações.

Terminologia

jogadora de LARP segurando um cajado

Foto de Pedro Xavier.

LARP também pode ser chamado de LRP (live role-playing). O termo live action, usado na sigla mais comumente aceita, é uma analogia ao mesmo termo usado em filmes e vídeos para diferenciar trabalhos feitos com atores e com animações. A ação de jogar LARP normalmente é chamada de larping, e quem joga é chamado de larper.

Como jogar LARP

jogadores de LARP em luta

Foto de Pedro Xavier.

Os participantes do LARP fisicamente interpretam personagens que se encaixam no contexto do jogo, improvisando as falas e movimentos como se fossem atores. Isso é diferente do RPG, no qual os movimentos e ações são narrados verbalmente.

Os jogadores devem se vestir de acordo com seus personagens e carregar equipamentos relacionados. Às vezes o ambiente é decorado para se assemelhar ao cenário proposto. Esses personagens podem ser criados pelo participante ou serem instruídos pelo Mestre. Muitas vezes os jogadores jogam repetidamente com o mesmo personagem, progressivamente desenvolvendo a si e suas relações com os demais.

O LARP é para quem realmente gostaria de viver e interpretar um personagem fictício. Portanto, sendo um universo muito amplo, isso pode incluir lutas (com armas feitas pelos jogadores), quebra-cabeças e enigmas, festividades e as mais diversas simulações de acontecimentos.

Entre seus benefícios, está o desenvolvimento de histórias e imaginação, a criação colaborativa, a superação de desafios em busca de objetivos e a sensação de imersão em um cenário fictício.

Se você gostou muito da ideia e está interessado em jogar, procure por LARPs próximos a sua cidade. Se não achar nenhum, que tal começar o seu próprio?

Imperium LARP

conversa entre jogadores

Foto de Pedro Xavier.

Se você é da região da grande Porto Alegre e quer muito jogar, nós recomendamos que você conheça o Imperium LARP.

Como diz no site, o Imperium LARP tem como pano de fundo a fantasia medieval. Eles dão muita liberdade para a criação de personagens, desde que se adeque a proposta do evento. Guerreiros, magos, bárbaros e negociantes, todos possuem um lugar em Nobília (universo onde se passam as tramas).

A Ponta de Lança é o entreposto onde se passa a história de Imperium LARP. Ela é uma taverna próxima a borda da Grande Floresta da Tormania, terra dos bárbaros do Oeste. Há alguns anos, o Império de Nobilia invadiu essa região e iniciou uma série de conflitos que deixaram uma devastação sem precedentes.

No site, você pode conferir diversas informações como regras, história completa, personagens e pode ler mais sobre o local onde ocorrem os eventos. Antes de acampar, confira algumas dicas para iniciantes. Para saber mais sobre esse rico universo, acesse o manual no site e informe-se sobre as tramas!

Se você quiser viver uma grande aventura, o Imperium LARP eventualmente organiza novas campanhas e cada uma delas é única! Siga-os nas redes sociais para receber notícias dos próximos LARPs.

cena de luta

Foto de Pedro Xavier.

jogadores de LARP segurando espadas e varinhas

Fotos de Pedro Xavier.

LARP desenvolve sua criatividade, confiança, habilidade sociais e motoras, empatia, pensamento lógico e, sem dúvida, o que mais for necessário para interpretar o seu personagem e se sobressair frente aos obstáculos! Realmente é uma experiência muito diferenciada e um jogo certamente jamais será igual ao anterior.

Ficou interessado em jogar LARP? Já participou de algum? Conte para nós como foi a experiência!

Siga-nos aqui no Blog e no Linkedin para mais conteúdos como esse, no Instagram para acompanhar os bastidores e no Pinterest para se inspirar!

#

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Jeferson Correia Dutra

    Um dos melhores LARPs que pude participar. Ótima organização, ótima história. Recomendadíssimo.

    responder